
Brasil
3 de octubre - 31 de de octubre de 2011
Dilma Rousseff (2011 - 2014)

MÍDIA E AS ELEIÇÕES DE 2010 NO 
BRASIL: 

OS LIMITES DO PRÍNCIPE ELETRÔNICO 

Jonas Valente

jonasvalente@gmail.com

É jornalista e trabalha como editor na TV Brasil. Foi repórter da Agência Carta Maior e repórter e 
editor do Observatório do Direito à Comunicação. É secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do 
DF e integrante da Coordenação Executiva do Intervozes � Coletivo Brasil de Comunicação Social. 
Por esta entidade, participou da Comissão Organizadora Nacional da 1a Conferência Nacional 
de Comunicação, da Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital, da 
coordenação da campanha CRIS (Communications Rights in Iinformation Society � capítulo Brasil) e 
dos Grupos de Trabalho do 1o Fórum Nacional de TVs Públicas. É mestre pela linha de Políticas de 
Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnB, onde é pesquisador do Laboratório de Políticas 
de Comunicação (Lapcom). É professor do curso de especialização em Assessoria em Comunicação 

Pública do IESB-DF.



142]

Introdução

A infl uência dos meios de comunicação na sociedade não é nova. Durante todo 
o século XX e agora de maneira mais forte na fase atual do capitalismo - chamada de 
pós-industrial, sociedade em rede ou pós-fordista, a depender da escola acadêmica 
- a imprensa de massa, o rádio, a televisão e, nas últimas duas décadas, as novas 
tecnologias baseadas na eletrônica ganharam centralidade nas dimensões econômica, 
cultural e política do espaços e processos de sociabilidade.

A mídia tornou-se uma vigorosa indústria. As empresas de telecomunicações 
alcançam cifras expressivas. Basicamente, as comunicações passaram e desempenhar 
duas funções econômicas que as colocou nesse patamar: (1) tornaram-se um nicho 
rentável pelo avanço da comercialização de bens culturais (como fi lmes, séries e outros 
conteúdos audiovisuais) e de serviços de dados, como a telefonia móvel e a Internet; 
e (2) assumiram o papel de suporte ao próprio mercado, seja por meio da publicidade 
(fundamental à venda de qualquer produto no mundo de hoje), seja pelas redes de 
transporte de informações, necessárias à comunicação desde entre fi liais e matrizes até 
entre bolsas de valores espalhadas pelo globo.  

No plano cultural, que se confunde com o social e o político, os meios de 
comunicação avançaram como espaços/processos/atores de sociabilidade em 
detrimento de outras instituições tradicionais, como a família, a igreja, a escola 
e as associações. Rádios, jornais, TVs e a Internet são referências de constituição e 
reprodução de identidades: por meio deles, os cidadãos conhecem e  reconhecem 
de forma dinâmica a si e ao mundo. “Portanto, o processo de inteligibilidade social 
vincula-se, em larga medida, às práticas midiáticas que traduzem os acontecimentos 
“reais” em uma forma simbólica determinada. Na essência, o discurso midiático 
se propõe a determinar a interpretação dos fatos por intermédio de signos fi xos e 
constantes que tentam proteger de contradições aquilo que está dado e aparece como 
representação do real, como verdade”, diz o pesquisador Dênis de Moraes no texto 
“Comunicação e Hegemonia”1. 

Tal confi guração dá aos detentores desses meios um poder que, exercido de forma 
concentrada por poucos grupos e com fi nalidade comercial, torna-se instrumento 
perigoso, pois as mensagens emitidas infl uem diretamente no imaginário cultural 
e na visão política dos cidadãos. “O discurso midiático interfere na cartografi a do 

1 Moraes, Dênis. Comunicação e Hegemonia, in. Moraes, D. (Org). Mutações do Visí-
vel, Pão e Rosas, 2010.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[143

]

mundo coletivo, na medida em que propõe óticas argumentativas sobre a realidade 
aceitas por segmentos sociais, geralmente dentro de uma lógica de identifi cação e 
correspondência. Do ponto de vista das corporações midiáticas, trata-se de regular a 
opinião social através de critérios exclusivos de agendamento dos temas que merecem 
ênfase, incorporação, esvaziamento ou extinção”, acrescenta Moraes.  

A mídia ascendeu à condição de principal esfera de mediação da política. “Hoje, a 
esmagadora maioria das discussões políticas é transmitida pelos veículos informativos; 
as emissões radiofônicas e televisivas são o principal meio de contato entre os líderes 
partidários e o conjunto dos cidadãos (ou mesmo de seus adeptos). Contato face a 
face, como em reuniões, comícios ou banquetes, ainda cumprem funções simbólicas 
signifi cativas, mas produzem um status secundário”, comenta o cientista político Luís 
Felipe Miguel, no livro “Mídia e Política no Brasil”2. 

Essa regulação da opinião social impacta na própria política de duas formas. 
Em primeiro lugar, ao sedimentar a “arena” onde parte importante da disputa se 
coloca, moldando a forma e os limites de como os atores políticos podem ou não 
se comportar. “A mídia não se limita a difundir, ela também transforma o discurso 
político. Em contraste com a oratória de palanque, a fala transmitida pelo rádio ou 
pela televisão precisa se adaptar à intimidade estabelecida entre a audiência e estes 
aparelhos, abrigados em sua sala de estar ou cozinha”, argumenta Miguel. 

O pesquisador colombiano Jesus Martin-Barbero avalia que essa ação acaba 
desfi gurando a própria política. “Os dispositivos de desfi guração são dois, o da 
espetacularização e o da substituição. O primeiro esvazia a política de sua substância: 
ao predominar a forma sobre o conteúdo, o meio sobre a mensagem, o discurso 
político se transforma em puro gesto e imagem capazes de provocar reações – mudar 
a intenção do voto, modifi car subitamente as percentagens de adesão, mas não de 
alimentar a deliberação ou o debate ideológico e menos de formar convicções”, 
afi rma, no texto “O medo da mídia”3.

O segundo dispositivo, completa, “se depreende daí, da hegemonia da imagem 
substituindo a realidade: o mediador, o comunicador, acaba suplantando o político 
não só no sentido primário – o jornalista-estrela que chega a ter mais credibilidade 
e até poder que o parlamentar ou o governador -, senão em outro mais profundo: o 

2 Miguel, Luís Felipe. Mídia e Política no Brasil: episódios recentes. Ed. Plano, 2002.
3 Martin-Barbero, Jesus. O Medo da mídia: televisão, política e novos modos de repre-
sentação. In: Moraes, D. (Org). Mutações do Visível, Pão e Rosas, 2010



144]

político vai interiorizando a função comunicativa até viver da imagem que projeta, 
mais do que das ideias ou do objetivo do partido que representa”.   

A segunda forma pela qual os meios impactam na política é aquela relacionada 
à capacidade de infl uir diretamente como agentes nos embates em torno da 
formação das ideias sobre a realidade, do estabelecimento da agenda política e da 
própria conquista dos espaços institucionais no âmbito do Estado ou mesmo fora 
dele. Uma manifestação dessa infl uência se dá por meio dos “escândalos políticos 
midiáticos”, conceito trabalhado pelo pesquisador John B. Thompsom. Ele avalia que 
“a apresentação através da mídia, e o comentário da mídia, não são características 
acidentais e secundárias dessas formas de escândalo: elas são parte constitutiva deles”4. 
Essa forma assumida pela mídia valeu a ela o título de “príncipe eletrônico”, dado pelo 
sociólogo Octávio Ianni em texto de mesmo nome5. 

Partindo dos escritos de Maquiavel - que depositava no príncipe o papel de 
liderança das forças políticas na Itália renascentista – e de Gramsci – que compreendeu 
o partido político como o catalisador dessa direção -, Ianni chega à conclusão que esse 
papel de organização das elites hegemônicas passa a ser desempenhada, nessa fase 
do capitalismo, pelos meios de comunicações comerciais, aqui também chamados de 
corporações midiáticas.

“O príncipe eletrônico, no entanto, não é nem condottiere nem partido político, 
mas realiza e ultrapassa os descortínios e as atividades dessas duas fi guras clássicas da 
política. O príncipe eletrônico é uma entidade nebulosa e ativa, presente e invisível, 
predominante e ubíqua, permeando continuamente todos os níveis da sociedade, 
em âmbito nacional, regional e mundial. É o intelectual coletivo e orgânico de todas 
as estruturas e blocos de poder presentes, predominantes e atuantes em escala 
nacional, regional e mundial, sempre em conformidade com os diferentes contextos, 
socioculturais e político-econômicos desenhados no novo mapa do mundo”, defi ne.

Mídia, política e eleições no Brasil

O papel ativo dos veículos de comunicação na política, e mais especifi camente 
nas eleições brasileiras, já vem sendo objeto de registro há décadas. Nos anos 1930, 
Getúlio Vargas se utilizou de um original modelo misto (propriedade estatizada da 

4 Thompson, J. B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Ed. Vozes, 
2002. 
5 Ianni, Octávio. O príncipe eletrônico. In: Dowbor, L, Silva, H. Desafi os da Comuni-
cação. Ed. Vozes, 2000.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[145

]

Rádio Nacional com programação de cunho comercial mesclada com propaganda 
política) para fi rmar o rádio como instrumento de divulgação de seu regime, tanto 
na fase democrática quanto na autoritária. Foi nos primeiros anos de seu governo 
que o modelo de regulação das comunicações brasileiras sedimentou a base que 
permanece até hoje: exploração privada dos serviços a partir de outorgas do espaço 
(também conhecido como trusteeship model) e modelo de fi nanciamento calcado em 
publicidade. 

Não por mera coincidência, os principais grupos de comunicação do país estiveram 
também vinculados a um novo período de exceção: a Ditadura Militar (1964-1985). 
Os jornais O Estado de São Paulo, Folha da Manhã (que viria a se tornar a Folha de São 
Paulo) e O Globo apoiaram, em uníssono coro, o golpe que depôs o então presidente 
João Goulart, contestado pelas suas reformas de base e medidas progressistas. “Dentro 
de poucas horas, essas forças não serão mais do que uma parcela mínima da incontável 
legião de brasileiros que anseiam por demonstrar defi nitivamente ao caudilho [termo 
usado para se referir de forma pejorativa à Goulart] que a nação jamais se vergará 
às suas imposições”, disse o Estadão na edição do dia seguinte ao golpe, em 1o de 
abril de 1964. “Atendendo aos anseios nacionais de paz, tranquilidade e progresso… 
as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de 
seus direitos, livrando-a do amargo fi m que lhe estava reservado pelos vermelhos 
que haviam envolvido o Executivo Federal”, cravou o diário O Globo no dia 2 de 
abril de 1964. O projeto das forças contava com a participação militar apenas para 
retirar Goulart da Presidência da República, na esperança que, em seguida, a aliança 
conservadora, comandada pela União Democrática Nacional (UDN), tomasse o 
comando do país. Mas o plano não funcionou e os militares permaneceram no poder 
até a eleição indireta de Tancredo Neves, em 1984. 

Para o grupo Globo, comandado por Roberto Marinho, o apoio foi recompensado. 
Faziam parte da doutrina dos militares, nominada “segurança e desenvolvimento”,  
duas diretrizes importantíssimas: (1) uma integração cultural que unifi casse o país e 
suprimisse as vozes dissidentes; e (2) o incentivo à expansão  de um mercado de 
massa. Uma rede nacional de televisão atenderia às duas demandas. Lastreado em um 
acordo ilegal com o grupo estadunidense Time-Warner, Roberto Marinho criou a Rede 
Globo em 1965. A expansão foi benefi ciada por pesados investimentos do regime em 
uma rede de microondas que permitiu a difusão da programação para todo o país. 

O poder concedido à e conquistado pela Rede Globo cresceu tanto que assustou 
os próprios militares. Tornou-se célebre uma frase de Roberto Marinho acerca dessa 
condição: “sim, eu uso o poder [da TV Globo], mas eu sempre faço isso patrioticamente, 
tentando corrigir as coisas, buscando os melhores caminhos para o país e seus estados”. 
No fi nal da década de 1970, quando a TV Tupi ruiu, os militares patrocinaram uma 



146]

transferência das permissões ao SBT, de Silvio Santos, atualmente terceira maior 
emissora em audiência, e à Rede Manchete, que faliu na década de 1990 e deu lugar 
à Rede TV, hoje quinta maior rede em audiência. A lealdade da Globo se revelou mais 
uma vez em um caso emblemático nos estudos sobre a relação entre mídia e política. 
A Rede tentou “esconder” um dos comícios da campanha pelas votações diretas (que 
ganhou a alcunha “Diretas Já”) na cidade de São Paulo. A matéria que foi ao ar no 
telejornal de maior audiência, o Jornal Nacional, afi rmou que o enorme aglomerado 
no centro se devia ao aniversário da cidade. 

Na segunda metade da década de 1980, o poder dos meios, em especial da Rede 
Globo, ganhou proporções assustadoras. Com os militares saindo de cena e com a 
elite desorganizada, ela assumiu como nunca a condição de Príncipe Eletrônico. Na 
primeira eleição direta, marcada pela dispersão e pelo alto número de candidatos, 
coube à emissora liderar a campanha pela eleição de Fernando Collor de Melo contra 
a ameaça de esquerda que surgia como alternativa real de vitória: o líder sindicalista 
Luíz Inácio Lula da Silva, do PT. Reportagens especiais foram veiculadas exaltando os 
feitos do então governador de Alagoas: Collor. Uma popular novela reproduziu, em 
enredo de época, a luta de rebeldes contra os privilégios de uma ordem estabelecida, 
assim como o candidato da emissora se dizia “caçador de Marajás” (nome dado às 
autoridades que viviam de rendas obtidas no Estado de forma ilegal e sem trabalhar). 
Mas a marca da atuação da Globo naquela eleição foi o último debate transmitido 
por ela. A edição, favorável a Collor e altamente prejudicial a Lula, virou um caso nas 
faculdades em razão da manipulação operada no compacto que foi ao ar.

No entanto, a aliança durou pouco. Collor cortou laços e se envolveu em um 
escândalo de corrupção. Jornais, revistas e até mesmo a própria Globo não se furtaram 
de apoiar o movimento popular “Fora Collor”. Desgastado, o então presidente foi alvo 
de impeachment pelo Congresso.  Baseado em um plano de estabilização da moeda 
brasileira, semelhante à dolarização produzida na Argentina, o sociólogo Fernando 
Henrique Cardoso foi eleito presidente e fi cou no mais alto cargo do país de 1995 à 
2002. Ele implantou um projeto de cunho neoliberal aplicando a cartilha da reforma 
redutora do papel do Estado, das privatizações e da abertura do mercado brasileiro 
ao exterior, o que resultou em um processo de desestabilização da nossa indústria 
e de explosão da dívida pública. Todo esse projeto foi fortemente apoiado pelos 
meios de comunicação. Além do alinhamento ideológico ao projeto neoliberal, os 
próprios grupos se benefi ciaram das negociatas, entrando como partícipes do processo 
de privatização. Um exemplo foi a presença dessas empresas na venda de fatias do 
sistema de telecomunicações brasileiro, comandado pela empresa estatal Telebrás. 

Na eleição de 2002, a cobertura jornalística dos grandes meios assumiu tom 
alarmista. Foi proclamado o “risco Lula”, o temor de que a vitória do candidato do PT 

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[147

]

resultasse em um descontrole da situação fi nanceira, fi scal e monetária da economia 
brasileira, em uma escalada infl acionária e na desestruturação das relações comerciais 
externas. Mesmo assim, o desgaste do projeto neoliberal foi sufi ciente para a vitória 
de Lula. Mas não sem limites: a pressão levou o então candidato a publicar uma carta 
de compromissos com a estabilidade fi nanceira, que ganhou o nome de “Carta aos 
Brasileiros”. O ex-ministro da Fazenda e atual ministro-chefe da Casa Civil, Antônio 
Palocci, conta em seu livro “Formigas e Cigarras” que o conteúdo da carta foi negociado 
com o magnata das Organizações Globo: Roberto Marinho.

Ao longo do governo Lula, a relação com os meios de comunicação foi sempre 
tensa. O governo sofreu críticas em razão de propostas que atingiram os negócios das 
corporações midiáticas - como a criação de uma Agência Nacional do Audiovisual 
(Ancinav) e do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ). Mas também tomou decisões 
que atenderam quase que integralmente as demandas do setor – como na adoção 
do modelo de TV Digital em 2006. Isso não impediu os veículos de defl agrarem 
uma campanha incessante, em 2005, contra o governo federal, na qual se chegou a 
levantar a possibilidade da derrubada do presidente. A ofensiva partiu da denúncia de 
um ex-deputado, Roberto Jefferson, sobre um esquema de pagamento de propina a 
parlamentares da base de apoio ao governo. O episódio fi cou conhecido, por meio 
da mídia, como “mensalão”. Na gramática da mídia comercial brasileira, todos os 
incidentes de corrupção posteriores passaram a ser denominados “mensalões”. Neste 
caso, como mostra o pesquisador Venício A de Lima, no livro “Mídia e Crise Política”6, 
as reportagens adotaram o método da presunção da culpa: todos os membros do 
governo e dos partidos da base de apoio estavam envolvidos e haviam cometido 
alguma irregularidade até que provassem o contrário.         

Mesmo com a forte campanha dos meios, Lula se reelegeu em 2006. No dia do 1o 
turno, um acidente que terminou com a morte de mais de uma centena de pessoas 
deixou de ser notícia para que o Jornal Nacional estampasse a imagem de vários 
pacotes de notas de dinheiro que teriam sido apreendidos com militantes petistas 
para a compra de um suposto dossiê contra o candidato oposicionista, José Serra. 
O episódio merece análise atenta, muito bem feita no livro “A Mídia nas Eleições de 
2006”, organizado por Venício A de Lima.

6 Lima, Venício A de, Mídia, crise e política no Brasil. Ed. Perseu Abramo, 2006.



148]

A mídia nas eleições de 2010: o príncipe eletrônico em ação

As eleições de 2010 entraram na agenda dos meios de comunicação a partir da 
revelação de que o Presidente da República havia escolhido quem deveria sucedê-lo. 
Durante seu primeiro governo, duas lideranças despontaram com essa possibilidade. 
José Dirceu, que assumiu a Casa Civil, sofreu um pesado processo de desgaste em 
razão de denúncias no âmbito do escândalo político midiático, para usar o termo de 
J. B. Thompson, do “mensalão”. Antônio Palocci, outro homem forte e ministro da 
fazenda, também se retirou dos holofotes da política. Ele pediu afastamento em razão 
de acusações sobre uma suposta quebra do sigilo de um caseiro que confi rmou sua 
participação em uma casa que seria usada por políticos para “negócios escusos” e 
festas com prostitutas.

A sucessora escolhida por Lula foi justamente a ministra que assumiu o posto de 
Dirceu: Dilma Rousseff. Em outubro de 2009, segundo relato do jornalista Ricardo 
Galhardo, do IG, Lula teria reunido ministros, entre eles a própria Dilma, e o presidente 
do PT e dito: “agora pela primeira vez vou dizer: Dilma, você vai ser a nossa candidata”. 
A opção chegou a suscitar resistências, entre elas a do então ministro Tarso Genro, mas 
logo foi consolidada entre as forças do PT. 

Entre 2009 e a ofi cialização da pré-candidatura, no 4a Congresso do PT realizado 
em fevereiro de 2010, Dilma entrou na linha de fogo dos meios de comunicação. O 
primeiro discurso, e que perdurou durante todo o pleito, foi a de que ela seria uma 
candidata “fabricada” por Lula. Arnaldo Jabor, um dos mais anti-lulistas comentaristas 
da Rede Globo, afi rmou em editorial do Estadão que Dilma foi “fabricada dos pés ao 
cabelo” e “abençoada pelo ‘Padim Ciço’ Lula”. 

Reportagens também questionaram se ela “aguentaria o tranco” da eleição. 
“Organizada e centralizadora, ela vai se deixar levar caoticamente por uma caravana 
eleitoral que exige fôlego de atleta, concentração de enxadrista e prontidão circense. 
Com um humor superfi cial facilmente azedável e dona de opiniões incontrastáveis, 
quase hieráticas, sobre os temas técnicos mais arcanos, ela vai ter de retribuir com 
sorrisos artifi ciais nos palanques os comentários mais estúpidos”7. 

Dilma não possuía experiência eleitoral. Havia feito carreira na administração 
pública, tendo sido secretária da prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado 

7 Otávio Cabral e Gustavo Ribeiro, A candidata conquista o ninho, Revista Veja, 
20/2/2010. 

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[149

]

do Rio Grande do Sul, ministra de Minas e Energia e, naquele momento, ocupava 
o posto mais forte dentro do primeiro escalão do governo Lula. Somou-se ao receio 
acerca de seu potencial eleitoral um temor relativo à sua saúde. Em abril de 2009, ela 
foi diagnosticada com câncer no sistema linfático (linfoma). O tema recebeu ampla 
cobertura dos meios de comunicação. Frente à situação, a opção da então ministra foi 
convocar uma coletiva e expor a situação de seu tratamento. Retirou um tumor em um 
gânglio na axila esquerda. Em setembro de 2009, a equipe médica que tratou a então 
ministra anunciou que não havia mais evidência da doença. 

Em março de 2009, a Folha de São Paulo causou polêmica ao publicar uma 
reportagem sobre supostas iniciativas de Dilma durante a luta armada no período 
da Ditadura Militar com base em uma fi cha falsa. O ombudsmann do jornal, Carlos 
Eduardo Lins e Silva, criticou a matéria. “O `Manual´ [de Redação da Folha] prevê 
que o jornal identifi que a fonte que lhe passe informação errada, o que não se fez 
neste caso (...) a Redação me disse que nenhum jornalista envolvido na produção e 
edição da reportagem original sabia da fi cha falsa na internet, o que revela incrível 
desinformação de jornalistas especializados. O pior é a Redação dizer que encerrou 
a apuração desse episódio seríssimo e não acha necessário rever procedimentos de 
checagem de informações”8. 

A Folha respondeu aos questionamentos afi rmando que não havia como confi rmar 
se a fi cha era verdadeira, bem como também não era possível dizer que ela era falsa. 
O jornalista Luiz Antônio Magalhães, comentarista do site Observatório da Imprensa, 
criticou a defesa do jornal. “O correto, portanto, seria dizer que a fi cha é falsa, pura 
e simplesmente. O reconhecimento envergonhado do erro só piora as coisas para a 
Folha, que por sinal não deu o mesmo espaço para desfazer o equívoco do que ele 
mereceu na edição de 5 de abril, quando teve chamada na primeira página do jornal”9.

Em julho, o mesmo jornal levantou suspeitas ao publicar uma entrevista com a então 
secretária da Receita Federal, Lina Vieira, na qual esta afi rmava que havia recebido de 
Dilma Rousseff, em uma reunião, o pedido para que as investigações sobre empresas 
da família do presidente do Senado, José Sarney, fossem concluídas rapidamente. A 
entrevistada declarou que entendeu a solicitação como um recado para concluir a 
operação. Dilma negou o fato. No dia 15 do mesmo mês, Lina Vieira deixou o cargo. 
Embora nenhum dos veículos tenha sustentado a versão de Lina cegamente, o tema 
virou alvo de extensa investigação. 

8 Carlos Eduardo Lins e Silva, Coluna do Ombudsman, Folha de São Paulo, 3/5/2009.
9  Luiz Antônio Magalhães, Folha publicou fi cha falsa de Dilma, Observatório da Im-
prensa, 25/4/2009.



150]

A revista Veja mandou um de seus repórteres de maior prestígio, Alexandre 
Oltramari, à cidade da ex-secretária, Natal, atrás da pista de que uma agenda conteria 
o registro do encontro. O jornalista publicou matéria no dia 12 de agosto10 afi rmando 
ter encontrado o livreto. “Agora, com o surgimento da agenda, e da anotação de que 
o encontro com Dilma ocorreu no mesmo dia 9 de outubro, a tentativa de desmentir 
a ex-secretária pode acabar confi rmando sua versão”, insinua, ao encerrar o texto, 
Oltramari. Colunista de Veja e ex-editor da revista Primeira Palavra, ligada ao PSDB, 
Reinaldo Azevedo apresentou sua interpretação para a entrevista de Lina à Folha. “Lina 
sabe que o dicionário político é diferente desse usado por toda gente. ‘Agilizar’, por 
exemplo, nesse contexto, signifi ca ‘encerrar’, ‘deixar pra lá’, ‘parar com a investigação’, 
‘esquecer o assunto’, ‘não encher o saco do nosso aliado’”11.

A pré-campanha: enchentes, inaugurações e inde" nição 
tucana

Do lado oposicionista, José Serra era o nome considerado “natural”, apesar de 
apelos de parte da direita para que o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves, 
se lançasse na disputa. Mas o ano de 2010 começou com fatos de potencial destrutivo 
para o tucano: São Paulo não aguentava a força das chuvas que castigavam o estado. 
Segundo o jornalista e blogueiro Luís Nassif, o governo de São Paulo recebeu tratamento 
bastante afável dos meios de comunicação comerciais. “Durante todo o período de 
governos tucanos, a imprensa só sabe repetir que a culpa de todos os alagamentos e 
inundações é da chuva. É só ver as manchetes e submanchetes diárias, nesse período 
do ano (…) Como exemplo de omissão, ainda hoje (11/1/11), a imprensa está evitando 
publicar imagens das inundações em São Paulo. Eles fazem de tudo para maquiar a 
realidade que pode desgastar os governos tucanos e do DEM”12.

Reportagem da revista Veja explicita a “blindagem” sugerida por Nassif. “É inevitável 
que os políticos tentem tirar proveito eleitoral de catástrofes naturais – e é justamente 
isso que os petistas estão fazendo no caso das tempestades que castigam São Paulo. 
Há duas semanas, usam as enchentes que assolam a capital do estado para fustigar o 
prefeito democrata Gilberto Kassab e o governador do estado, José Serra, do PSDB, 
que deve disputar a Presidência da República contra a ministra da Casa Civil, Dilma 
Rousseff. Restará ao governador tucano provar, nos sete meses que o separam das 

10 Alexandre Oltramari, Foi no dia 9 de outubro do ano passado, Revista Veja, 
21/10/2009. 
11  Reinaldo Azevedo, Blog do Reinaldo Azevedo, Lina, Dilma e o assédio moral não-
contabilizado, 12/8/2009. 
12 Luís Nassif, O papel da imprensa nas enchentes de SP, Blog do Nassif, 11/1/2010.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[151

]

urnas, que fez todo o possível para, primeiro, evitar os prejuízos provocados pelos 
temporais e, depois, para aliviar suas consequências”13. 

Do outro lado, Dilma continuou na linha de fogo dos textos da mídia comercial. A 
sua presença em eventos públicos, iniciativa incentivada por Lula para garantir maior 
exposição da pré-candidata, foi objeto de várias críticas. “Nos últimos meses, fazendo 
de conta que não é o que todo mundo sabe que ela é, Dilma trocou defi nitivamente 
os terninhos de ministra pelo fi gurino de candidata. Fora da cozinha, em eventos em 
que aparece sempre ao lado do presidente Lula, a ministra tem conseguido tocar sua 
campanha à Presidência da República sem o menor constrangimento legal e sem 
chamar a atenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os partidos de oposição vêm 
tentando, sem sucesso, confi gurar as aparições da candidata à sucessão de Lula como 
sendo campanha eleitoral antecipada. As reclamações ao TSE são feitas caso a caso. 
E, uma a uma, elas têm sido indeferidas”, reclamou reportagem da revista Veja14. O 
texto registra, porém, que a prática não era monopólio da candidata petista. “O tucano 
também colocou no ar, em rede nacional, um comercial da Sabesp, estatal paulista de 
saneamento e água. A peça foi retirada de circulação depois de uma recomendação 
do Ministério Público de São Paulo”.  

O Estadão voltou sua artilharia para um Blog em apoio à Dilma criado por um 
militante. “A campanha da ministra Dilma Rousseff (PT), candidata do presidente 
Luiz Inácio Lula da Silva para a eleição de 2010, só não começou ofi cialmente pelo 
obstáculo da legislação eleitoral - que proíbe propaganda antes de julho do ano da 
eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas em espaços como a internet, 
a corrida eleitoral já está antecipada - e muito acessada. O “Blog da Dilma” é um 
exemplo. Embora não seja ofi cial, o (e)leitor encontra nele notícias atualizadas sobre a 
agenda da ministra”15.

Além da fi gura da candidata, seu programa também foi colocado em cheque pelos 
meios. A resolução fi nal do 4o Congresso Nacional do PT, que lançou ofi cialmente 
a pré-candidatura de Dilma, foi criticada por trazer propostas que foram taxadas de 
“radicais” ou “polêmicas” como diretrizes de campanha. Na moldagem da arena 
política, esse tipo de cerco acaba se confi gurando como uma estratégia de fi xação 
de contornos, estabelecendo até onde o agente político pode ir.  Matéria do Jornal 
Nacional elencou os assuntos “polêmicos” (uma vez que ameaçam interesses do bloco 
de poder representado pelo Príncipe Eletrônico): “o partido aprovou uma proposta de 

13 Vinícius Segalla, A campanha das Enchentes, Revista Veja, 06/02/2010.
14 Gustavo Ribeiro, Omelete sem quebrar os ovos, Revista Veja, 06/2/2010.
15 Blog da Dilma” dribla TSE e antecipa corrida para 2010 na web, Estadão, 13/3/2010. 



152]

combate ao que chamam de monopólio dos meios eletrônicos de informação, cultura 
e entretenimento, com a reativação do Conselho Nacional de Comunicação Social. 
Aprovou, ainda, medidas que facilitam a desapropriação de terras para a reforma 
agrária e o fi m da criminalização de ações dos movimentos sociais, como o MST. Além 
da redução da jornada de trabalho e imposto sobre as grandes fortunas”16. 

Enquanto Dilma se lançava, a oposição vivia momentos de afl ição com a indefi nição 
de José Serra em assumir a candidatura. Entre os semanários, a revista Carta Capital, 
de verve progressista e posicionada favoravelmente à Dilma Rousseff, aproveitou para 
intensifi car críticas à indecisão. “O foguetório midiático sobre a suposta candidatura 
presidencial de José Serra encobre delicada conjuntura institucional: o PSDB não 
tem candidato a vice e arrisca-se a fi car sem concorrente relevante à Presidência da 
República”17.

A Revista Veja apressou-se em valorizar a atitude do não-candidato tucano. “Adiar 
o máximo possível a decisão exasperou seus aliados. Aos olhos de Serra, porém, 
a estratégia se justifi cou. Ela o poupou por mais tempo de ser alvo preferencial de 
ataques, com o consequente desgaste natural que isso acarreta a quem, como ele, 
lidera as pesquisas de intenção de voto. A candidata ofi cial, Dilma Rousseff, está 
em campanha há quase dois anos e já aparece nas pesquisas a apenas 4 pontos do 
governador. Mas nem mesmo isso acelerou os planos de Serra. Ele se manteve fi el 
ao cronograma original desenhado em sua cabeça no ano passado. Essa é a parte da 
estratégia tucana que parece estar sob controle”18. 

Após o esperado anúncio de Serra, Veja dedicou suas páginas a exaltar o 
candidato tucano, em um dos exemplares de como o Príncipe Eletrônico se lançou 
de forma decisiva em defesa da alternativa oposicionista. “Ungido há menos de dez 
dias candidato ofi cial do PSDB à Presidência da República, José Serra não poderia 
encontrar ambiente mais propício para iniciar sua campanha. (…) Depois de passar 
pelo governo Fernando Henrique, pela prefeitura e pelo governo de São Paulo, ele 
é hoje reconhecido por seus pares como o mais preparado entre os tucanos para 
enfrentar o desafi o de presidir o país. (….) Serra tem dito que se preparou a vida inteira 
para este momento. Como ele, o Brasil de 2011 não poderia estar mais maduro para 
iniciar uma nova fase da sua história”19. 

16 PT lança pré-candidatura de Dilma à presidência, Jornal Nacional, 20/2.
17 Com a boca no Trombone, Carta Capital, 06/2/2010.
18 Otávio Cabral, À espera do Vôo Tucano, Revista Veja, 06/03/2010.
19 Fabio Portela, “Com a casa em ordem, Serra vai à luta”, 17/4/2010.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[153

]

Além dele e de Dilma Rousseff, entraram na disputa outros sete candidatos. Entre 
eles, a ex-petista e ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula e agora liderança do 
PV Marina Silva e o ex-petista e agora integrante do PSOL Plínio de Arruda Sampaio. 
Forte concorrente, o então deputado Ciro Gomes, do PSB do Ceará, chegou a se 
lançar, mas desistiu do páreo após forte pressão do presidente Lula.

O 1o turno: quebra de sigilo, Erencice Guerra e onda verde
 
Todos os concorrentes à Presidência da República ofi cializaram suas candidaturas 

em junho. E foi neste mês que teve início o primeiro grande escândalo político 
midiático: o da quebra de sigilo fi scal de lideranças do PSDB e da fi lha de José Serra, 
Verônica. Reportagem da Folha de São Paulo de 19 de junho denunciou a quebra do 
sigilo do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e vinculou o fato à campanha de 
Dilma Rousseff. A ordem, segundo o jornal, teria saído de uma central de inteligência 
da campanha. A denúncia teria sido feita por um militar reformado que, segundo ele, 
foi chamado para participar da organização das informações sobre os tucanos a partir 
de contato do jornalista Luiz Lanzetta, um dos coordenadores da área de comunicação. 

A Receita Federal foi chamada para explicar o caso e admitiu a violação, mas negou 
motivações políticas e anunciou a abertura de uma sindicância. Os veículos iniciaram 
uma cobertura extensa, com investigações sobre a origem do fato. “A violação dos 
dados de Verônica tem sido extensamente explorada na campanha eleitoral. Serra 
acusou diretamente Dilma Rousseff de responsabilidade pelo crime, embora tenha 
abrandado o discurso nos últimos dias”, analisou o jornalista e blogueiro Leandro 
Fortes20.  

“Durante dias, foi a única manchete dos três jornais. É muito? Certamente que sim, 
mas é pouco, em comparação ao auxílio luxuoso da principal emissora de televisão do 
país. Fazia tempo que um evento do mundo político não ganhava tanto destaque em 
seus telejornais. Houve noites em que recebeu mais de 10 minutos de cobertura (com 
direito a ser tratado com o tom circunspecto que seus apresentadores dedicam aos 
‘assuntos graves’)”, registrou o sociólogo Marcos Coimbra21. A cobertura, acrescentou, 
atuou afi nada à campanha de José Serra. “Tivemos, nesses dias, uma espécie de 
dueto: um dia, essa imprensa publicava alguma coisa; no outro, a comunicação da 
campanha Serra a amplifi cava, dando-lhe ‘tom emocional’. No terceiro, mais um ‘fato’ 
era divulgado, alimentando a campanha com um novo conteúdo”.

20 Leandro Fortes, Sinais Trocados, Carta Capital, 13/9/2010.
21 Marcos Coimbra, A bomba contra Dilma teve efeito nulo, Correio Braziliense, 
8/9/2010.



154]

Matéria publicada no dia 5 de setembro do Estadão denunciou que o analista 
apontado como responsável pelo acesso aos dados de Eduardo Jorge era fi liado ao PT. 
O presidente da legenda e coordenador da campanha de Dilma, José Eduardo Dutra, 
afi rmou que o partido não tinha conhecimento e voltou a negar relação entre o episódio 
e o comando de Dilma. Editorial do mesmo jornal sobre uma das coletivas concedidas 
pelo secretário da Receita Federal ilustra bem a linha discursiva da cobertura: (1) o PT 
aparelha o Estado; (2) os dados foram acessados por um servidor da receita; (3) ele era 
fi liado ao PT; logo (4) a quebra foi um ato arquitetado pelos petistas para benefi ciar a 
campanha de Dilma Rousseff. 

“O tucano Eduardo Jorge considerou “uma enrolação” o depoimento do secretário 
da Receita. Para ele, ao não dar os nomes dos envolvidos na operação, Cartaxo se 
comportou como um agente do governo e não como um servidor do Estado. Mas 
outro não é o sentido do aparelhamento do setor público federal na era Lula: fazer 
da administração um prolongamento do sistema formado pelo PT e os seus aliados 
no aparato sindical e nos chamados movimentos sociais, que se condensa no termo 
lulismo. Nada mais natural que os seus agentes sejam ativados para formar o exército 
secreto (ou nem tanto) da campanha de Dilma. Analogamente ao papel das forças 
especiais em confl itos armados, a eles incumbe o trabalho sujo contra o inimigo”22. 

Baseado nas reportagens, a campanha do PSDB entrou no dia 1o de setembro com 
pedido no Tribunal Superior Eleitoral para cassar a candidatura petista. “Desesperado 
com a queda vertiginosa nas pesquisas, a direita quer implodir a eleição presidencial. 
Rechaçado pela sociedade, Serra tenta evitar sua derrota no tapetão, envolvendo o 
TSE numa trama golpista. Nesta tramóia antidemocrática, o comando serrista conta 
com o respaldo da mídia tradicional. A ação encaminhada à Justiça está baseada nos 
factóides difundidos pela revista Veja e pelo jornal Folha de S. Paulo”, analisou o 
blogueiro Altamiro Borges23. 

Em 13 de setembro, a revista Carta Capital publicou chamativa capa com a 
denúncia de um esquema que teria violado em 2001 o sigilo fi scal de 60 milhões de 
brasileiros. Os responsáveis: sócios da empresa Decidir.com. Entre eles a fi lha de José 
Serra, Verônica, que até então era tida como vítima por ter o sigilo quebrado. “Graças 
à leniência do governo FHC e à então boa vontade da mídia, que não enxergou, 
como agora, nenhum indício de um grave atentado contra os direitos dos cidadãos, a 
história fi cou reduzida a um escândalo de emissão de cheques sem fundos por parte de 

22 PT Editorial do Estado de São Paulo, 16/7/2010.
23  Altamiro Borges, Barrar o golpismo de Serra e da mídia, Blog do Miro, 2/9/2010.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[155

]

deputados federais. Na época do ocorrido, a reportagem da Folha ignorou a presença 
societária na Decidir.com tanto de Verônica Serra, fi lha do candidato tucano, como de 
Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity”24.

A reportagem foi solenemente ignorada por todos os meios comerciais. Diferente da 
denúncia da Folha, que rapidamente tornou-se o tema principal em jornais, emissoras 
de TV e portais, a história trazida por Carta Capital não mereceu qualquer tratamento. 
O próprio repórter Leandro Fortes publicou em seu blog uma mensagem de um cidadão 
questionando a Folha sobre o porquê do silêncio. A resposta foi: “estamos apurando”. 
Até o momento da redação desse artigo, em fevereiro de 2011, nenhuma linha foi 
publicada no veículo sobre o assunto. O então chefe de gabinete do presidente Lula, 
Gilberto Carvalho, criticou a cobertura da imprensa. “A quem interessa essa história a 
não ser a quem está por baixo e quer fazer uma virada no quadro? Eu lamento que a 
imprensa dê tanto espaço como tem dado a um fato dessa natureza. Nós precisamos 
discutir o país e não um primeiro episódio em que, insisto, não há nenhuma prova até 
agora que incrimine alguém da campanha Dilma”25.  

No entanto, a ofensiva não produziu efeito e Dilma disparou nas pesquisas, 
ultrapassando os 40% de intenções de voto em setembro e ameaçando a resolução da 
disputa no primeiro turno. Para o sociólogo Marcos Coimbra, o escândalo da quebra de 
sigilo não teve efeito por um conjunto de razões. “A primeira é que ele, simplesmente, 
não atingiu a imensa maioria do eleitorado, por lhe faltarem os ingredientes necessários 
a se tornar interessante. O mais óbvio: o que, exatamente, estava sendo imputado 
a Dilma na história toda? Se, há mais de ano, alguém violou o sigilo tributário de 
Verônica Serra e de outras pessoas ligadas ao PSDB, o que a candidata do PT tem a 
ver com isso? É culpa dela? Foi a seu mando? Em que sua candidatura se benefi ciou? 
A segunda razão tem a ver, provavelmente, com a difi culdade de convencer as pessoas 
que o episódio comprove o ‘aparelhamento do Estado pelo PT’ ou, nas palavras do 
candidato tucano, a ‘instrumentalização’ do governo pelo partido. Será que é isso 
mesmo que ele revela?”, questionou. 

Ainda no mês de setembro, ocorreu um dos momentos marcantes da cobertura 
eleitoral: a série de entrevistas no Jornal Nacional. A primeira levou aos estúdios do 
telejornal a candidata Dilma Rousseff. O tom agressivo dos entrevistadores foi sentido. 
“William Bonner bem que tentou desestabilizar a candidata, insistindo com perguntas 
como se ela maltratava ministros e forçando a barra em argumentações questionáveis, 

24 Leandro Fortes, Sinais Trocados, Carta Capital, 13/9/2010.
25 André de Sousa, Gilberto Carvalho ataca Serra, lamenta cobertura da imprensa e de-
fende PT e Dilma no escândalo da quebra de sigilo, O Globo Online, 07/9/2010



156]

como quando comparou o crescimento médio dos últimos oito anos do Brasil com o da 
Bolívia e do Uruguai”, comentou o editor da Revista Fórum e blogueiro Renato Rovai26. 
Já com Serra, a linha foi mais amena. A iniciativa do JN também marcou a resistência 
da candidatura do PSOL, com Plínio de Arruda Sampaio, contra a invisibilização pelos 
grandes meios. A entrevista chegou a ser interrompida depois de um protesto do 
candidato. “A Globo, na campanha presidencial, fez as primeiras entrevistas com todo 
o conforto, na classe executiva, e eu aqui na classe econômica tenho três minutos para 
responder”, disse. Esse e outros questionamentos levaram Plínio a ser incluído nos 
debates desse momento para frente, em uma participação que foi importante para 
pautar determinados temas e jogar luz sobre estratagemas dos concorrentes. 

Foi no momento em que a ofensiva da quebra de sigilo dava sinais de falta de 
fôlego factual que um novo escândalo político midiático foi produzido pelo Príncipe 

Eletrônico: o caso Erenice Guerra. A edição de 11 de setembro da revista Veja estampou 
capa em que um polvo simbolizava a estrela do PT, sugerindo o aparelhamento do 
governo federal. A denúncia: o fi lho de Erenice Guerra, ministra da Casa Civil e ex-
principal assessora de Dilma Rousseff, teria cobrado propina de um empresário para 
facilitar a entrada de sua companhia na prestação de serviços para os Correios. Ele 
teria, inclusive, se encontrado com a própria Erenice para discutir a resolução de sua 
situação na estatal. 

Para Luís Nassif, nos Escândalos Políticos Midiáticos os meios se utilizaram da 
“técnica da mentira”. “A jogada é simples. O repórter consegue alguns dados reais, 
em geral de menor gravidade. Em cima disso, compõe um roteiro inverossímil, com 
acusações gravíssimas, não comprovadas. Quando começa o questionamento aos fatos 
graves, apresentam-se os fatos menos graves como prova. Por exemplo, a informação 
de que o ‘consultor’ avisou a Casa Civil de que estava sendo chantageado para que seu 
pleito pudesse ser aprovado pelo BNDES, antes sequer do projeto ter sido apresentado 
ao banco. Ou a informação de que o esquema de Israel faturou propina em cima da 
compra de Tamifl u − que tinha apenas um fornecedor mundial. Juntam-se lobistas 
desqualifi cados e ex-detentos condenados por golpes com publicações sem escrúpulos, 
e pode-se conseguir tudo”, explicou.

O Estadão apresentou nova denúncia, agora do consultor Rubnei Quícoli, de que 
o fi lho de Erenice Guerra teria cobrado valores para viabilizar um fi nanciamento no 
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. “Segundo Quicoli, em meio 

26 Renato Rovai, Dilma fez a diferença nos momentos decisivos – bastidores da cam-
panha, parte fi nal, Blog do Rovai.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[157

]

às negociações com os intermediários em Brasília, foi pedido ainda o valor de R$ 5 
milhões para ajudar na campanha da presidencial de Dilma Rousseff (PT)”27. 

Mas laudos técnicos indicaram que a informação não era verdadeira. “Laudo 
elaborado com base em um programa de exame de frequência de voz concluiu que 
o empresário Rubnei Quícoli, consultor da empresa ERDB, mentiu em quatro trechos 
de entrevista que deu à TV Globo, exibidos em reportagem do ‘Jornal Nacional’ de 
ontem (17) e no ‘Bom Dia Brasil’ de hoje. Entre os trechos apontados pelo laudo 
feito pelo perito em veracidade Mauro Nadvorny, da Truster Brasil, Quícoli não foi 
verdadeiro quando disse que houve um pedido de R$ 5 milhões feito pela empresa de 
consultoria da fi lha da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e também ao dizer que 
nunca esteve com o candidato José Serra (PSDB)28”. “Dois e-mails recebidos de uma 
pessoa que acaba de sair da cadeia, condenado por interceptação de carga roubada 
e falsifi cação de dinheiro, serve de prova para o jornal. Matéria da Folha: Rubnei 
Quícoli, que denunciou esquema de lobby operado por fi lho de ex-ministra, afi rma ter 
avisado a Casa Civil”, criticou Luís Nassiff29. No dia 16 de setembro, a ministra Erenice 
não resistiu e após pedido do presidente Lula, deixou o governo. 

Mesmo assim, Dilma continuava com larga vantagem. A pesquisa do instituto Ibope 
registrou em 16 de setembro 51% das intenções de voto na petista, contra 25% em 
Serra (quando o patamar de largada do tucano foi de 40% em fevereiro) e 11% de 
Marina Silva. Na segunda quinzena de setembro, uma nova ofensiva foi promovida 
contra Dilma Rousseff. O tema não era mais a corrupção, nem a discussão sobre riscos 
“estatizantes” que seu governo poderia trazer, mas foi direto aos valores dos brasileiros: 
a religião. Pela Internet e em igrejas de todo o Brasil, foram divulgadas mensagens 
contra o voto na candidata justifi cados por uma suposta posição dela em favor do 
aborto. Voltaremos a esse tema, que continuou no segundo turno. 

Mesmo assim o otimismo tomava conta da campanha petista, cujos coordenadores 
acreditavam em uma vitória já no primeiro turno. O presidente Lula aumentou o tom 
dos discursos, explicitando o papel de Príncipe Eletrônico das corporações midiáticas 
durante a eleição. “Existe uma revista que não lembro o nome dela. Ela destila ódio e 
mentira. E eu queria pedir para você Dilma e você Aloizio [Mercadante, então candidato 
ao governo de São Paulo]: não percam o bom humor, eu já ganhei, eu não disputo 
voto. Outra vez nós vamos derrotar nossos adversários tucanos, vamos derrotar alguns 
jornais e revistas que se comportam como se fossem um partido político”, declarou o 

27 João Domingos, Cai a ministra da Casa Civil Erenice Guerra, 16/9/2010.
28 Irineu Machado, Laudo diz que empresário que acusa lobby na Casa Civil mente 
sobre pedido de R$ 5 milhões, UOL Notícias, 17/09/2010. 
29 Luís Nassif, A mentira na 1a página, Blog do Nassif, 17/9/2010/



158]

presidente em um comício no dia 20 de setembro30.  A Associação Nacional de Jornais 
respondeu às críticas. “É lamentável e preocupante que o Presidente da República 
se aproxime do fi nal de seu mandato manifestando desconhecimento em relação ao 
papel da imprensa nas sociedades democráticas”, afi rmou em nota no mesmo dia.  

As previsões otimistas dos petistas não se concretizaram. Impactada pelo caso 
Erenice e pela onda religiosa, a disputa do primeiro turno sofreu uma reviravolta com 
a “onda verde”. O nome foi dado ao crescimento da candidata Marina Silva na reta 
fi nal. De cerca de 11%, 12% no meio de setembro, ela chegou a uma votação de 
19,33% no dia 3 de outubro. Dilma, que oscilava na casa dos 50%, fi cou com 46,91%. 
Com Serra sem perspectiva de crescimento, vários veículos apostaram na concorrente 
do PV como forma de garantir a realização do segundo turno. Um texto da diretora da 
sucursal do Rio de Janeiro da revista Época é ilustrativo. “Marina foi a candidata, nesta 
campanha de cartas marcadas, que soube projetar melhor, com inteligência e ironia 
fi na, suas palavras. Talvez porque fossem palavras dela e de mais ninguém. Não mais 
do mesmo, não o vale-tudo de quem dá mais salário mínimo, 13o de Bolsa Família, 
ou empregos para a parentalha. Na reta fi nal, uma marola verde se torna onda e atrai 
desiludidos. Sem plásticas ou cabeleireiros, Marina cresceu de estatura ao longo da 
campanha. Seu discurso a princípio ambientalista ampliou-se e ganhou consistência 
no campo dos valores e da ética”31.  

Para o jornalista e blogueiro Rodrigo Vianna, o tiroteio midiático que mirou e acertou 
em Dilma acabou benefi ciando Marina, e não Serra. “A candidatura de Marina subiu 
de maneira surpreendente nas últimas semanas. De início, avançou apenas nos setores 
médios: parece ter sido Marina a principal benefi ciária pelo bombardeio promovido 
pela mídia e pelos tucanos contra Dilma – com denúncias de todo tipo, incluindo os 
‘escândalos’ e o tal ‘risco para a democracia’ de mais uma vitória petista. No momento 
seguinte, Marina avançou também nos setores populares. Novamente, parece ter sido 
ela a principal benefi ciária do terrorismo religioso”32. Em outra análise, Vianna elencou 
três grandes movimentos responsáveis pelo segundo turno: (1) o terrorismo nas palavras 
da igreja, (2) o terrorismo na Internet e (3) o terrorismo midiático. 

O segundo turno: aborto, privatizações e bolas de papel

 O início do segundo turno veio com a candidatura petista abatida e com a 
escalada da ofensiva religiosa, agora não mais nas igrejas e nos subterrâneos da Internet, 

30 Em discurso, Lula diz que imprensa atua como partido político; entidades reagem. 
Portal Imprensa, 20/9/2010.
31 Ruth Aquino, a Marina do dedo verde, Revista Época, 23/09/2010.
32 Rodrigo Vianna, Votar em Marina é votar em Serra, Blog Escrivinhador, 3/10/2010.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[159

]

mas conduzida pelo Príncipe Eletrônico. 
Frente às repetidas negativas da candidata 
em entrevistas dia após dia, os meios de 
comunicação passaram a buscar contradições 
em afi rmações de Dilma Rousseff. A revista Veja 
publicou capa com duas afi rmações dela sobre 
o tema. Na mais recente, ela se coloca contrária 
à prática. Na mais antiga, afi rma: “acho que 
tem que haver a descriminalização do aborto. 
Acho um absurdo que não haja”.

O pesquisador Cristiano Lopes Aguiar 
analisou a cobertura dos veículos controlados 
pelas corporações midiáticas e chegou a uma 
interessante conclusão. “Como em um passe de 
mágica, o aborto tornou-se o grande tema das 
eleições presidenciais deste ano. Em poucos 

dias, um assunto para o qual raramente a imprensa volta seus olhares virou a principal 
pauta de grande parte dos veículos de comunicação, ocupando páginas e mais páginas 
dos principais jornais e revistas do país. Seria leviano afi rmar que o tema foi introduzido 
na agenda nacional pela equipe de campanha de José Serra – embora o candidato 
tenha se esmerado em colher seus dividendos políticos. Mas, como mostram dados 
que levantamos ao longo dos últimos 50 dias – de 1º de setembro a 20 de outubro –, 
podemos afi rmar com absoluta certeza que houve um esforço coordenado e efi ciente 
dos principais jornais e revistas do país para insufl ar a polêmica sobre o tema com vistas 
a um fi m eleitoral mais que óbvio: roubar votos de Dilma entre eleitores conservadores 
contrários à descriminalização do aborto” 33. 

O estudo mostrou que o número de menções ao termo aborto teve duas escaladas, 
chegando a altos níveis de tratamento: a primeira nos dois dias que antecederam o 
primeiro turno e a segunda nos dias seguintes ao 3 de outubro. No dia 4, foram 37 
menções, enquanto no dia 8 foram registradas 430 citações. Na avaliação de Aguiar, 
essa segunda escalada teve como objetivo “transferir para Serra os votos de um grande 
contingente de eleitores conservadores –  sobretudo católicos e evangélicos–  contrários 
à descriminalização do aborto”.

33  Cristiano Lopes Aguiar, a Manipulação do aborto, Observatório da Imprensa, 
26/10/2010.



160]

O analista de mídia e coordenador do site Observatório da Imprensa, Alberto 
Dines, também criticou a ofensiva. “Este debate ensandecido e despropositado 
sobre a descriminalização da interrupção da gravidez está empurrando o país para 
um modelo de república clerocrata, antirrepublicana, semi-democrática. E a mídia 
tem grande responsabilidade neste arranca-rabo infantilóide. Nossa imprensa é, por 
tradição, sacristã: os grandes jornais sempre correram atrás das batinas e disputaram 
arcebispos e cardeais para lustrar suas páginas. Jamais chamaram um pastor luterano 
ou um intelectual agnóstico”34. 

O episódio marcou uma diferenciação dentro do bloco das corporações midiáticas. 
A revista Istoé, que já mantinha postura menos agressiva em relação ao governo, e a 
Rede Record, que já estreitara laços com Lula há algum tempo, produziram matérias 
criticando a ofensiva e denunciando a relação dela com a campanha de José Serra. 
“No domingo 17, no bairro do Cambuci, região central de São Paulo, a Polícia Federal 
apreendia dois milhões de panfl etos anti-Dilma numa gráfi ca pertencente à irmã e ao 
sobrinho de Sérgio Kobayashi, um dos mais infl uentes coordenadores da campanha 
do PSDB. A partir daí, pouco a pouco, vinha a público a armação de uma guerra 
suja comandada pela central de boatos instalada no comitê central de Serra. É a 
maior campanha de mentiras já montada em uma eleição”, escreveu o repórter Alan 
Rodrigues em matéria da Istoé35. 

Na mesma matéria, a Istoé dá espaço ao contra-ataque à ofensiva religiosa anti-
Dilma. Uma ex-aluna da esposa de Serra, Mônica denunciou que ela teria feito um 
aborto na época da ditadura, devido às condições em que se encontrava. Curiosamente, 
analisou Washington Araújo, depois dessa revelação o tema aborto sumiu do noticiário 
do Príncipe, bem como a ânsia investigativa que poderia ser ativada em um caso 
como este. “Por que uma simples nota da Assessoria do PSDB negando o aborto 
da mulher de seu presidenciável ao invés de deixar a onda se acabar na praia não 
produziu o que se esperaria de um jornalismo minimamente independente: aumentar 
o esforço investigativo em torno do caso? Afi nal, não era ela que há algumas semanas 
panfl etava em Nova Iguaçu (RJ) bradando que Dilma Rousseff (PT) ‘é a favor de matar 
criancinhas’?”, perguntou 36.  

O fato tornou-se importante recurso para calçar a guinada da candidatura petista no 
segundo turno. No primeiro debate da segunda etapa do pleito, na Rede Bandeirantes, 
Dilma trouxe à tona o episódio. “Surpreendente, a candidata que lidera as intenções de 

34 Alberto Dines, O debate fora de lugar, Observatório da Imprensa, 12/10/2010.
35 Alan Rodrigues, Os santinhos de uma guerra suja – parte 1, Istoé22/10/2010.
36 Washington Araújo, Antes de 31/10 o Brasil espera respostas para 15 questões pon-
tuais, Agência Carta Maior, 20/10/2010.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[161

]

voto abriu sua participação escancarando a ‘campanha de calúnias e mentiras’ lançada 
contra si mesma. Tomou a iniciativa de introduzir o tema do aborto – principal peça 
usada pelos adversários para fustigá-la. Ousou referir-se à esposa de seu oponente, 
apontando-a como parte dos ataques (e não foi contestada )”, registrou o jornalista e 
blogueiro Antônio Martins37. 

Ainda naquele evento, Dilma lançaria mais duas discussões que contribuiriam para 
equilibrar o jogo, tirá-la das cordas e emparedar José Serra: as privatizações e o caso 
Paulo Preto. O primeiro consistiu em uma retomada da estratégia que já havia sido 
implantada no segundo turno das eleições de 2006: a petista afi rmou que a vitória 
do tucano signifi caria a volta da era das privatizações (fenômeno ocorrido durante a 
gestão do também líder do PSDB Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2002). 
Baseou-se em uma entrevista do tucano Luis Paulo Velloso Lucas na qual ele afi rma que 
a Petrobrás não teria condições de explorar sozinha o Pré-Sal. Serra rebateu afi rmando 
que a privatização teria ocorrido sob a gestão de Dilma à frente do Ministério de Minas 
e Energia, quando foram realizados leilões para a exploração por empresas privadas 
de blocos de petróleo. Jornais foram atrás da sustentação da afi rmação. O Globo 
publicou uma entrevista com um ex-diretor da Petrobrás confi rmando que a “ameaça 
de privatização do petróleo já é uma realidade”38. 

Mas enquanto esse tema permanecia na superfície, o caso Paulo Preto surgiu como 
um contra-escândalo político midiático. Dilma ressuscitou matéria da revista Istoé 
sobre um suposto golpe de um ex-diretor de uma empresa do governo do estado 
de São Paulo que teria resultado no sumiço de mais de R$ 4 milhões que seriam 
destinados à campanha de José Serra. A rede Record fez matéria intitulada “Paulo 
Preto: o homem bomba do PSDB”, na qual destrincha o caso. A reportagem também 
denuncia que uma fi lha de Paulo Preto foi contratada como cargo de confi ança para 
trabalhar no cerimonial do governo de São Paulo durante a gestão Serra. Também traz 
o candidato tucano negando as acusações e defendendo Preto. 

Capa da Istoé copia o que fez a Veja no caso da suposta contradição de Dilma 
sobre o aborto, agora com Serra sobre o caso Paulo Preto. Na primeira declaração, o 
tucano afi rma que nunca ouvira falar do homem. Na segunda, classifi ca o pivô como 
uma pessoa “muito competente”. Já a rede Globo preferiu não repercutir a denúncia, 
assim como fez no caso do suposto aborto de Mônica Serra. “A Globo escondeu a 
história: Ali Kamel prefere não mostrar Preto na tela”, lembra Rodrigo Vianna39.

37 Antonio Martins, Novo cenário no 2o turno, Blog Outras Palavras, 15/12/2010. Cris-
tiano Lopes Aguiar, a Manipulação do aborto, Observatório da Imprensa, 26/10/2010.
38  Leila Suwan, Ex-diretor da Petrobrás afi rma: Dilma permitiu privatização, O Globo, 
27/10/2010.
39 Rodrigo Vianna, Paulo Preto e os cofres de Serra, Carta Capital Online.



162]

Mas talvez o episódio mais representativo da 
atuação do Príncipe Eletrônico no segundo turno 
tenha sido o da “bolinha de papel”. No dia 20 de 
outubro, Serra fazia uma caminhada na cidade 
de Campo Grande, no estado do Rio de Janeiro, 
quando foi acertado por uma bola de papel. 
Matéria do SBT descreve os passos seguintes: 
Serra entra em uma van, mas retorna e continua 
a caminhada. Recebe um telefonema e coloca às 
mãos na cabeça. A matéria do Jornal Nacional se 
refere a esse momento dizendo que Serra leva as 
mãos à cabeça “após ter sido atingido por um rolo 
de fi ta crepe”. O JN, portanto, sustentou a versão 
de que um segundo objeto teria atingido Serra sem 
qualquer comprovação disso. 

O presidente Lula partiu para o ataque e criticou Serra, afi rmando que ele encenou 
a suposta agressão. “Venderam o dia inteiro que esse homem tinha sido atingido. 
Uma mentira mais grave do que aquela daquele goleiro do Chile que no Maracanã 
caiu e fi ngiu que um foguete tinha machucado ele. Primeiro bateu uma bola de papel 
na cabeça do candidato. Ele nem deu toque para a bola porque ele baixou a cabeça 
e continuou andando. 20 minutos depois, este cidadão recebe um telefonema e a 
partir do telefonema ele bota a mão na cabeça e vai ser atendido por um médico 
que foi secretário da saúde no governo do prefeito César Maia e presidente do INCA 
quando ele era ministro”, disse em entrevista que foi ao ar na própria matéria do 
Jornal Nacional.

No dia seguinte, o Jornal Nacional preparou um VT de sete minutos em que tentou 
provar que houve um segundo objeto. Para isso, entrevistou um perito de índole 
duvidosa, Ricardo Molina.  O esforço foi tamanho em endossar a tese que jornalistas 
da redação da Rede Globo em São Paulo, segundo o jornalista Rodrigo Vianna, teriam 
vaiado a reportagem quando ela foi ao ar. “Quando o perito apresentou sua ‘tese’no 
ar, a imensa redação da Globo de São Paulo que acompanhava a ‘reportagem’ em 
silêncio – desmanchou-se num enorme uhhhhhhhhhhh! Mistura de vaia e suspiro 
coletivo de incredulidade. Boas fontes – que mantenho na Globo – contam-me que 
o constrangimento foi tão grande que um dos chefes de redação da sucursal paulis ta 
preferiu fechar a persiana do ‘aquário’ (aquelas salas envidraçadas típicas de grandes 
corporações) de onde acompanhou a reação dos jornalistas. O chefe preferiu não ver. 
A vaia dos jornalistas, contam-me, não vinha só de eleitores da Dilma. Há muita gente 

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[163

]

que vota em Serra na Globo, mas que sentiu vergonha diante do contorcionismo do  
‘JN’, a serviço de Serra e de Kamel”, relata40. 

O episódio virou piada no Twitter e os usuários criaram a hashtag 

#bolinhadepapelfacts para brincarem com mentiras relacionadas à tese da agressão 
à Serra. A hashtag #serrarojas (menção ao caso do goleiro da seleção chilena Rojas 
que fi ngiu ter sido acertado por um morteiro em um jogo contra a seleção brasileira) 
também chegou aos trend topics do Twitter. 

Nesse momento da disputa, a diferença entre Dilma e Serra, que diminuiu nos 
primeiros dias do segundo turno, estabilizou-se. No dia 31 de outubro, Dilma obteve 
56,05% dos votos, enquanto Serra conquistou 43,95%. Estava selada a disputa, e 
pela terceira vez consecutiva, o candidato apoiado pelas corporações midiáticas (seja 
explicitamente, como no caso do Estadão e da Veja, ou de forma velada, como no caso 
das demais), não conseguiram eleger seu concorrente.

Conclusões: os limites do Príncipe Eletrônico

As eleições de 2010, assim como as de 2006, foram exemplos dos limites do 
Príncipe Eletrônico em relação aos processos políticos brasileiros. As corporações 
não conseguiram reverter a tendência de repasse da popularidade do governo Lula à 
candidata que encarnou a sua continuidade. Dilma saiu vencedora. Não conseguiram 
levar Serra à vitória, embora tenham se colocado a tarefa de liderar a oposição. A 
revelação mais sincera do Príncipe Eletrônico sobre sua natureza veio na declaração 
da presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito em uma solenidade 
em março de 2010: “esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição 
oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.

Essa oposição teve papel importantíssimo. Ela pautou a agenda do debate das 
eleições. No primeiro turno, ao colocar a questão da quebra de sigilo e do caso Erenice. 
No fi m do primeiro e no início do segundo turno, ao introduzir de forma estranha a 
pauta do aborto. Segundo o jornalista Rodrigo Vianna, tal atuação não foi acaso, mas 
revelou uma parceria para uma ação organizada de desgaste da candidatura petista, 
batizadas de “quatro ondas”.

“Primeira Onda − emails e ações eletrônicas: mensagens disseminadas 
por email ou pelas redes sociais, com informações sobre a ‘Dilma 

40 Rodrigo Vianna, O dia em que até a Globo vaiou Ali Kamel, Blog Escrivinhador, 
22/10/2010.



164]

abortista’, ‘Dilma terrorista’, ‘Dilma contra Jesus’; foi essa técnica, 
associada aos sermões de padres e pastores, que garantiu o segundo turno. 

Segunda Onda − panfl etos: foi a fase iniciada na reta fi nal do primeiro turno e 
retomada com toda força no segundo turno; aqueles ‘boatos’ disformes que chegavam 
pela internet, agora ganham forma; o povão acredita mais naquilo que está impresso, 
no papel; é informação concreta, é ‘verdade’ a reforçar os ‘boatos’ de antes.

Terceira Onda − telemarketing: um passo a mais para dar crédito aos boatos; 
reparem, agora a informação chega por uma voz de verdade, é alguém de carne e 
osso contando pro cidadão aquilo tudo que ele já tinha ‘ouvido falar’.

Quarta Onda − pichações e faixas nas  ruas: a boataria deixa de frequentar espaços 
privados e cai na rua; ‘Cristãos não querem Dilma e PT’; ‘Dilma é contra Igreja”; mais 
um reforço na estratégia. Faixas desse tipo apareceram ontem em São Paulo, como eu 
contei aqui”41. 

A combinação entre as denúncias sobre o fi lho de Erenice e a ofensiva religiosa 
conseguiu retirar uma quantidade importante de votos de Dilma Rousseff e produzir o 
segundo turno. O golpe foi sentido. Na primeira atividade em que Dilma se reuniu com 
todos os governadores e senadores eleitos na sua base de apoio, não falou em vitória. 
Serra conseguiu reduzir a diferença que era de quase 25 pontos para apenas 7 nas 
primeiras pesquisas do segundo turno. Tudo isso sem que o tucano tenha apresentado 
qualquer proposta de alternativa consistente e em momentos em que as pesquisas 
de intenção mostravam uma aprovação do governo Lula batendo na casa dos 80%. 
O feito não pode, de forma alguma, ser desprezado. E confi rma as análises históricas 
sobre o poder das corporações midiáticas brasileiras, do Príncipe Eletrônico, na política 
do país.

Com isso, concluo que, a despeito dos limites que serão tratados a seguir, assim 
como em 1989, a mídia comercial brasileira mostrou-se não como instrumento mas 
como agente (e, por isso, meritório da denominação Príncipe Eletrônico) da disputa 
política no país. Por diversas vezes os veículos tentaram pautar a própria campanha 
Serrista. Um dos principais colunistas da Rede Globo, Arnaldo Jabor exprimiu o lamento 
sobre o fracasso da candidatura tucana. “Serra errou muito por autossufi ciência (seu 
defeito principal), demorando muito para se declarar candidato, deixando todo 
mundo carente e zonzo, como num coito interrompido; Serra demorou para escolher 

41 Rodrigo Vianna, Cinco ondas contra a campanha Dilma, Blog Escrivinhador, 
20/10/2010.

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[165

]

um vice-presidente (com a gafe de dizer que vice bom é o que não aporrinha), fez 
acusações ligando as Farc à Dilma, esculachou o governo da Bolívia ainda no início, 
avisou que pode mexer no Banco Central e, quando sentiu que não estava agradando, 
fez anúncios populistas tardios sobre salário mínimo e aposentados. Nunca vi uma 
campanha tão desagregada, uma campanha antiga, analógica numa época digital, 
enlouquecendo cabos eleitorais e amigos, todos de bocas abertas, escancaradas, 
diante do óbvio que Serra ignorou”42.  

Mas a admissão do poder que permanece colossal do Príncipe Eletrônico não é 
contraditória com a análise dos limites desse catalisador das forças conservadoras do 
país. Eles não são claros e merecem análises e refl exões profundas. Preliminarmente, 
podemos dizer que eles foram de duas ordens. A primeira é que a capacidade do 
Príncipe Eletrônico não se desintegrou, em absoluto, como afi rmamos, mas esbarrou 
na segunda vez (a primeira foi em 2006) na realidade concreta, expressa em conquistas 
materiais, na geração de 15 milhões de empregos, na estabilização da economia, no 
fortalecimento do mercado interno, na expansão do crédito, na melhoria dos serviços 
públicos. Como afi rma Antônio Gramsci, a disputa no âmbito da sociedade civil (no 
plano ideológico, cultural e político da sociedade) não prescinde do estado das relações 
de produção no capitalismo, o que inclui a situação concreta material da população.

À segunda ordem desses limites foi a capacidade de moldar exclusivamente e 
determinar o resultado da disputa política do Príncipe Eletrônico. Nas eleições, a 
chamada ·”blogosfera” conseguiu constituir importante contraponto na agenda pauta 
pelas corporações midiáticas. “Em 2010 fi zemos, sim, a diferença.  (...) nós fi zemos a 
diferença ao desmoralizar a bolinha de papel, ao desencavar o que foi dito sobre a 
privatização da Petrobras, ao demonstrar que o candidato da direita não era apenas o 
do atraso, mas também da hipocrisia e da mentira”, resumiu o jornalista e blogueiro 
Luiz Carlos Azenha43.

A atuação do Príncipe na transição e nos primeiros meses do governo Dilma 
sinalizam para a continuidade de um padrão de atuação. Editoriais, colunas e matérias 
permanecem buscando uma organização da oposição, agora liderada pelo ex-
governador de Minas Gerais Aécio Neves no Senado, e seguirão combatendo medidas 
e disputando, mesmo que internamente, as decisões da administração comandada por 
Dilma Rousseff. O alargamento desses limites depende do enfrentamento da questão 
da regulação da mídia e da atualização do marco regulatório do setor de modo a 

42 Arnaldo Jabor, O súbito encano de Marina Silva, O Estado de São Paulo, 5/10/2010.
43 Luiz Carlos Azenha, Abrir caminho sempre, Blog Viomundo, 27/12/2010.



166]

desconcentrar as fontes de informação e promover a pluralidade e a diversidade. 
Mas, no segundo mês de 2011, essa iniciativa permanece apenas na condição de 
possibilidade. 

 

BRASIL



Medios y elecciones - América Latina 2009 - 2011

[167

]


